Comitiva da Cresol Central e o ciclo de visitas em Québec e Montreal

A delegação da Cresol Central, que participou do curso internacional “Visão e Estratégias para o futuro” no Canadá, teve um ciclo de encontros, visitas e aprendizado. Para o Conselheiro Administrativo da Cresol Central e integrante da comitiva, Claudinei Tomazelli, o curso surge no momento oportuno para a cooperativa. “Este projeto nos permite aprofundar e encaminhar um conjunto de temas estratégicos da Cresol Central (missão, público-alvo e visão). Trata-se de um conjunto de experiências estratégicas que estamos conhecendo no intuito de qualificar e melhorar nossas ações para beneficiar nossos agricultores familiares”, declara.

Dentre as atividades do curso, no dia 15 de setembro, o grupo visitou o Mercado de Solidariedade Regional de Québec, que nasceu há quatro anos com os objetivos de aproximar agricultores e consumidores e oferecer a maior diversidade possível de produtos. Representa uma associação de consumo que desempenha papel importante na comunidade da província, pois estabelece relações mais solidárias entre as pessoas. Também no dia 15, alguns membros da comitiva conheceram as experiências da Financière Agricole, instituição de seguros e proteção das rendas dos agricultores.

No dia 16, a agenda prosseguiu em Montreal com visita ao Espaço da Finança Solidária, onde a delegação conheceu a Filaction (fundo de capital de risco – fundo de desenvolvimento). A instituição possui 10 anos de história e atua em toda a província do Québec. Busca satisfazer a demanda de financiamento de pequenas e médias empresas, desenvolver uma gama de serviços, com capital de curto, médio e longo prazo para empresas ligadas a economia solidária, cooperativas e organizações sem fins lucrativos e potencializar fundos regionais especializados e voltados para o desenvolvimento local.

Conforme o Coordenador da Cresol Base Integração e membro da comitiva, Niclésio Gabiatti, a viagem representa um amplo processo de aprendizagem. “O projeto/intercâmbio terá êxito se formos capazes de aplicar as experiências positivas em nossas cooperativas. O curso ganhará mais importância na medida em que termos capacidade de aplicar o que aprendemos de acordo com nossa realidade local, já que no Canadá existe uma conscientização maior das pessoas sobre cooperativismo, o que reflete de forma direta no desenvolvimento econômico e social. O projeto tem sido altamente positivo”, explica. O curso, que iniciou em 11 de setembro, prossegue até o próximo dia 21.

Fonte: Cresol Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *