Comitiva da Central Cresol Baser realiza visita a parceiros da Europa

Reunião com KBC em Bruxelas

No período de 01 a 13 de maio, diretores e assessores da Central Cresol Baser estão realizando agendas com parceiros internacionais. A viagem conta com uma programação estratégica aos parceiros Europeus, onde esses encontros têm como objetivo somar esforços na integração das organizações, no fortalecimento de iniciativas de desenvolvimento das cooperativas.

Manter bom relacionamento com parceiros do Sistema Cresol Baser faz parte dos princípios do cooperativismo vivido pela Cresol. As cooperativas buscam manter canais de diálogo permanentemente abertos ou na busca de alternativas que ofereçam condições necessárias para o desenvolvimento dos diferentes projetos de vida e de produção das famílias agricultoras.

Parcerias Internacionais:

A parceria com organizações internacionais faz parte da história da Cresol Baser.

  • O Fundo de Crédito Rotativo, com recursos oriundos da ONG alemã Misereor, foi responsável pelos primeiros financiamentos feitos para agricultores familiares nas regiões Sudoeste e Centro-Oeste do Paraná. O desdobramento deste Fundo deu origem às primeiras cooperativas Cresol, em 1996.
  • A parceria com o governo belga também é de longa data, inicialmente através da ACT e depois por Trias. Também da Bélgica, o banco BRS apoiou, no ano 2004, o projeto de estruturação de auditorias, classificação das cooperativas e desenvolvimento do sistema de Intranet.
  • Da Holanda, através do banco cooperativo Rabobank, veio o apoio para o desenvolvimento de sistemas de controle e gestão nas cooperativas singulares, além do desenvolvimento de novos produtos para atender a demanda do quadro social.
    A cooperação internacional foi decisiva para a construção da Cresol e importante fonte de recursos para o desenvolvimento de ações de fundamental importância para a estruturação das cooperativas a médio e longo prazo.

Programação:

A comitiva da Central Cresol Baser na última semana realizou as agendas iniciando com uma visita a uma cooperativa do sistema Rabobank foi para conhecer a experiência de uma cooperativa no interior da Holanda, conhecer seus procedimentos de gestão e de atendimento do quadro social, também visitaram empreendimentos financiados pela cooperativa.

Durante a semana também foi realizada reunião com o Rabobank Fundation foi para ampliar a parceria de apoio a expansão nos estados de Minas Gerais, Espirito Santos, Goias, São Paulo e Rondônia

A reunião com a Misereor foi para concretizar um convênio para apoiar a expansão fora dos estados do sul, nas cooperativas que futuramente integraram o Sistema Cresol

Em encontro com o Trias foi para tratar de uma parceria para construir instrumentos para fazer o Gerenciamento do Desenvolvimento Social, e metodologia para atender as camadas mais pobres da sociedade
Com o Banco KBC e Fundação BRS o encontro foi para conhecer produtos para o público jovem e para crianças.

Fonte: Cresol Baser

Legenda da Foto: Comitiva da Central Cresol Baser em Reunião com KBC em Bruxelas – Bélgica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *