Cresol RS mantém ligação com a agricultura familiar

O costume dos produtores gaúchos em utilizar sistemas de crédito rural também atraiu cooperativas que nasceram fora do Estado. Fundado em 1993, no oeste catarinenese, o Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) entrou no Rio Grande do Sul em 1998, criando unidades em Constantina, Erechim, Jacutinga, São Valentim e Centenário.

Hoje, com 54 mil associados, o sistema é integrado por 27 cooperativas singulares e 54 unidades de atendimento em território gaúcho. “Atuamos mais em municípios de porte médio e pequeno, onde há um baixo número de agentes financeiros”, explica Cláudio Risson, diretor operacional e de crédito da Cresol.

Em 2010, a instituição captou R$ 152,9 milhões no Estado e ofertou R$ 511,9 milhões de sua carteira de crédito, principalmente em operações do Pronaf e financiamento de programas habitacionais no meio rural. “Somos um agente financeiro do Bndes, que é um parceiro importante, e operamos conjuntamente em linhas do Banco do Brasil“, comenta Risson.

Segundo o diretor, o crescimento faz com que surjam novos desafios a serem enfrentados, como a alavancagem de recursos, aquisição de tecnologia e expansão em novas regiões. No entanto, a instituição tem o cuidado de não perder suas ligações com o meio rural. “Temos um compromisso com a agricultura familiar, sabemos o que ela representa economica e culturalmente, e queremos ser a instituição financeira que representa melhor o pequeno produtor do Sul do Brasil”, afirma.

Fonte: Jornal do Comércio (RS) – edição de 28/03/2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *