Sicredi lança documentário contando sua história

Conheça o site memoria.sicredi.com.br/

.

A Trajetória do Sicredi é apresentada em livro e DVD

A iniciativa, de acordo com o presidente executivo do Sicredi e da Fundação Sicredi, Ademar Schardong, vem preencher lacunas históricas deixadas pela falta de registros documentais. “A Trajetória do Sicredi, além de preservar nossa memória corporativa e de servir como fonte de consulta, é uma oportunidade para destacar o trabalho de diferentes personagens que se dedicaram e se dedicam ao sucesso do Sicredi. Foram mais de 40 depoimentos de associados, colaboradores e demais agentes envolvidos no processo de formação e consolidação do Sicredi”, explica.

Segundo o presidente da Sicredi Participações S.A., Manfred Alfonso Dasenbrock , o Sicredi é uma instituição financeira da comunidade, pois todo recurso captado em uma região permanece nessa comunidade gerando desenvolvimento. “Com este foco foi possível acompanhar o crescimento econômico de muitas cidades e associados, histórias de sucesso que comprovam os benefícios da atuação no modelo cooperativista”, declara Dasenbrock.

O conteúdo do livro vem dividido em nove fascículos, com três blocos de informação.

  • O primeiro deles trata da Memória Histórica do Sicredi, desde o surgimento do Sistema, a retomada das cooperativas de crédito e a sua expansão a partir das resoluções contidas na Constituição de 1988.
  • O segundo aborda a Organização Corporativa do Sicredi, passando pelo modelo de gestão das cooperativas e a consolidação do Sistema de Crédito Cooperativo.
  • E o terceiro bloco apresenta os Visionários do Sicredi, trazendo os desbravadores que deixaram sua marca na criação do Sistema e a opinião de personalidades ligadas ao universo cooperativo.

O documentário, disponível em DVD, traz seis episódios que mostram a linha do tempo do Sicredi, com depoimentos de personagens fundamentais em sua história. O projeto A Trajetória do Sicredi foi desenvolvido pela Fundação Sicredi e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS). O material poderá ser acessado no site do Centro de Informação & Memória Sicredi www.memoria.sicredi.com.br, a partir de novembro.

Sobre o Sicredi:
O Sicredi é a sigla representativa de um conjunto de 124 Cooperativas de Crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (mais de 1.000 unidades de atendimento), distribuídas em 877 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em cinco Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de crédito e de consórcios. Mais informações no site www.sicredi.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *