Rui Schneider da Silva ministra palestra no 8º Concred sobre ações e metas da Confebras

Rui Schneider, Presidente da Confebras

O presidente da Confebras – Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Rui Schneider da Silva, ministrou palestra no 8º Concred, realizado em Foz do Iguaçu-PR, de 25 a 27 de agosto, sobre as ações desenvolvidas pela Confebras e as principais metas da atual gestão.

A Confebras, criada em 1986, reúne atualmente 548 cooperativas de crédito, 13 centrais e cerca de 1,4 milhão de associados, distribuídos nas cinco regiões do país. O sistema possui ativos da ordem de R$ 13 bilhões. A missão da Confebras é “representar institucionalmente o Sistema de Crédito Cooperativo Brasileiro, difundindo a cultura cooperativista, com ênfase na educação”.

Como membro do Ceco – Conselho Especializado de Crédito da OCB –, a Confebras colabora ativamente para as realizações e melhorias no sistema de crédito brasileiro. Por meio dessa ação, várias metas foram atingidas, desde conquistas políticas, com a adoção de projetos de capacitação e reformulação de leis, até eventos congressistas para todo o ramo de crédito.

Por meio da Confebras, as cooperativas de crédito brasileiras estão integradas às mais importantes organizações internacionais do ramo, como a Confederação Latino-americana de Cooperativas de Crédito – Colac –, além da Aliança Cooperativa Internacional – ACI. Segundo Rui Schneider da Silva, presidente da Confebras e também do Sicoob Central SC, a Confederação tem organizado viagens de estudos internacionais, editado livros sobre temas cooperativistas, oferecido cursos a distância – inclusive de pós-graduação – e cursos de educação financeira. Recentemente lançou um novo portal e um blog para debate de assuntos de interesse geral.

Todo ano, a Confebras, em parceria com a Woccu – World Council of Credit Unions (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) – promove no Brasil o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, que este ano será comemorado no dia 21 de outubro (a comemoração é sempre na terceira quinta-feira de outubro). Como todos os anos, será criado um “hotsite” com todo o material promocional à disposição das cooperativas de crédito (www.confebras.com.br/dicc).

Outra data que sempre mereceu a atenção da Confebras é o Dia da Criança. Nos dias 13 e 14 de outubro, será realizada a 7ª edição do Cooperacriança, que levará alegria e diversão às crianças carentes e especiais. “A Confebras quer mais para o futuro das crianças brasileiras e por essa razão, idelizou um novo projeto, o Cooperaeduca, em parceria com o Sicoob Central DF”, destacou o presidente Rui Schneider da Silva. O projeto tem por objetivo oferecer educação financeira e cooperativista às crianças de todas as regiões do Brasil. O projeto terá a produção de desenhos animados educativos, cartilhas e cofrinhos.

A cada dois anos, a Confebras organiza o Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, com o objetivo de difundir o cooperativismo de crédito, desenvolver ações de capacitação técnica e educativa, e ampliar o debate sobre assuntos de interesse das cooperativas e sistemas filiados.

Entre as principais metas da Confebras na atual gestão, Rui Schneider da Silva destacou:

  • a atuação política no Congresso Nacional em conjunto com a OCB-Ceco;
  • atuação junto ao Banco Central e ao governo federal para ampliar o acesso dos brasileiros ao cooperativismo de crédito;
  • buscar a criação de um fundo para apoiar a atuação no parlamento;
  • atuar junto aos tribunais superiores do Judiciário, em Brasília, em matérias de interesse do cooperativismo de crédito;
  • ampliar a divulgação da Confebras pelo Brasil;
  • incrementar as atuais ações de educação cooperativista;
  • organizar novos programas de viagens de estudos e intercâmbio internacional (Itália e Alemanha);
  • e buscar novos filiados.

Fonte: Sicoob Central SC – Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *