CECRED: Creditêxtil muda de nome e passa a se chamar AcrediCoop

Depois de 11 anos de atividades com o nome Creditêxtil, a instituição vai mudar e, a partir de setembro, passa a se chamar AcrediCoop. A alteração tem por objetivo fortalecer e modernizar ainda mais a atuação da AcrediCoop na comunidade e no mercado financeiro. Com um nome forte e moderno, mais vantagens e produtos poderão ser oferecidos nos postos de atendimento de Blumenau, Joinville e Pomerode. O compromisso do cooperativismo que tem permeado a relação com os cooperados e com os colaboradores continua cada vez mais forte.

A cooperativa foi constituída em 19 de julho de 1999, organizada sob a forma de sociedade cooperativa e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. O gerente geral da AcrediCoop, Ivan Roberto de Borba, explica que a cooperativa oferece todos os serviços que estão disponíveis nas instituições financeiras, com o diferencial de que as eventuais sobras do balanço anual retornam aos cooperados. Fundada, inicialmente, para atender o setor têxtil, hoje, tem cooperados de todos os segmentos. O setor têxtil, no início da década de 90, passou por algumas dificuldades e muitos cooperados acabaram migrando para outros setores, mas não deixaram a AcrediCoop. Este foi o início da diversificação de setores na cooperativa.

Atualmente, são quase 17 mil cooperados beneficiados com as mudanças que estão sendo implantadas nessa nova fase da cooperativa. Além de um nome mais moderno – AcrediCoop – também estão sendo feitos investimentos em ampliação física dos postos e os colaboradores, constantemente, estão participando de cursos com o intuito de melhorar a qualidade no atendimento. “Os ativos crescem em média 30% ao ano. Por isso, se fazem necessários investimentos para atender melhor o nosso cooperado e toda a comunidade onde ela está inserida”, afirma Borba.

A mudança de layout dos PACs começa em setembro pelos postos de atendimento de Joinville. Em seguida, serão alterados os postos de atendimento de Pomerode e, por último, os de Blumenau. “Até outubro estaremos com todas as fachadas renovadas”, afirma.

É importante lembrar, segundo Borba, que, para os cooperados não haverá mudanças em absolutamente nenhum dos serviços que são prestados pela cooperativa. O que vai haver, de forma gradativa, é a substituição de cartões e talões de cheque por novos com o nome AcrediCoop. “Mas ninguém precisa se preocupar, a alteração ocorrerá gradualmente, de forma a não prejudicar os nossos cooperados”, avisa. O site também foi reformulado para atender melhor os cooperados(www.creditextil.coop.br).

A AcrediCoop faz parte do Sistema Cecred, que congrega 13 cooperativas de crédito em Santa Catarina e Paraná. A Cecred foi a primeira central de cooperativas de crédito do Brasil a receber autorização do Banco Central para atuar com sistema próprio de compensação financeira (Compe/SPB). Desde o mês de julho, a AcrediCoop e as demais cooperativas do Sistema Cecred não precisam mais utilizar o serviço de compensação de outros bancos para efetuar rotinas, como compensação de cheques, DOC, TED e cobranças. Sem a necessidade de uma instituição intermediadora com o mercado financeiro, os custos dessas operações para o Sistema poderão ser reduzidos em aproximadamente 40%.

Fonte: Revista Fator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *