Caixa Federal passa Santander em ranking de ativos

A Caixa Econômica Federal passa o banco Santander e volta ao quarto lugar no ranking dos bancos brasileiros por ativos.

No balanço, o banco público registra R$ 364 bilhões em ativos e supera os R$ 342 bilhões que constam dos resultados do Santander divulgados em abril.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a Caixa cresceu 16,6% em ativos, muito mais que as demais instituições financeiras que já publicaram seus balanços. À frente dos principais bancos em ativos, e a sinalizar maior expansão do crédito, o Bradesco teve alta de 10,5%. O Santander teve aumento de 3,8%, enquanto o Itaú Unibanco, 1,6%.

Na Caixa, a modalidade de crédito que mais cresceu neste ano foi habitação, com alta de 10,3%. Na pessoa física, que é basicamente crédito consignado, o aumento foi de 7,1%. O financiamento à pessoa jurídica avançou 3,8%.

A inadimplência, acima de 90 dias, continuou a cair no trimestre. No crédito comercial, que exclui habitação recuou de 3,8% para 3,2%. Na habitação, a inadimplência ficou estável. A expectativa no banco é crescer ainda mais com o Banco PanAmericano, que vai entrar no financiamento imobiliário.

O PanAmericano, em que a CEF tem 49% do capital votante, atuará como correspondente bancário da Caixa, e oferecerá as mesmas condições de financiamento que o banco federal. Até setembro, o crédito imobiliário estará disponível apenas no Feirão da Caixa na Grande São Paulo.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *